SEO – O que é e o que pode fazer pelo seu negócio?
O termo SEO diz-lhe alguma coisa?
Search Engine Optimization ou otimização para motores de busca é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados dos sites de busca.
E porque é que isto é importante?
Quando faz uma pesquisa na Google quais os resultados que normalmente consulta? Mais de 80% das pessoas não chegam a visitar a segunda página de resultados da busca e quase 60% dos cliques acontecem apenas nos três primeiros resultados. Se o seu negócio não estiver lá, como vai se encontrado?
Vamos então tentar perceber como funcionam as pesquisas na Google e como pode ajudar o seu site a estar melhor posicionado. Existem 2 tipos de resultados de pesquisa na Google: os pagos e os gratuitos.
Os resultados gratuitos são aqueles que para já nos interessam.
Vamos a um exemplo, quando escolhe entre produtos semelhantes ao escolher um teve em conta uma série de características, como seja Qualidade, Valor, Tamanho, etc.
Assim a Google entre dois ou mais sites concorrentes, vais escolher para mostrar primeiro aquele que melhores caraterísticas apresenta. Essas caraterísticas podem ser relevância de conteúdos, palavras-chave, ligações a outros sites, etc.